Nos anos que vão de 1910 até 1919 o grande cineasta americano D. W. Griffith reinou com alguns de seus filmes mais conhecidos e clássicos do cinema, como O Nascimento de Uma Nação (1915) e Intolerância (1916). Não vou postar nesse momento sobre os filmes do diretor americano e sim, uma pérola que surgia na Europa nessa época.
O filme O Gabinete do Dr. Caligari (Das Kabinett Des Doktor Caligari, 1919), é um filme alemão cujo diretor Robert Weine, quase foi substituido pelo mestre Fritz Lang. O filme é a pedra angular de uma corrente de cinema fantástico e bizarro que surgiu na Alemanha na década de 20 e está ligada ao movimento artístico expressionista.
Usando o mesmo método de Georges Méliès (Viagem à Lua), abusa de efeitos mágicos e teatrais que caricaturam a realidade. Sombras são pintadas nas paredes e nos rostos, formas pontiagudas predominam em todos os cenários, ambientes externos são claramente pintados...
O filme é um precursor do gênero terror, introduzindo imagens, temas, personagens e expressões que se tornaram essenciais para Drácula, de Tod Browning, e Frankenstein, de James Whale, ambos os filmes de 1931.
Nenhum comentário:
Postar um comentário