sábado, 31 de outubro de 2009

Década de 1900 - Viagem à Lua

Viagem à Lua (Le Voyage Dans La Lune, 1902) 14 min. Mudo P&B.
Filme francês do início do século XX, dirigido por Georges Méliès, que também é ator no filme.
Foi pioneiro no uso de técnicas de filmagem, como a superposição, fusões e práticas de montagem que mais tarde seriam amplamente difundidas. Pode ser considerado o primeiro exemplo de ficção científica. Possui elementos - uma espaçonave, a descoberta de uma nova fronteira - característicos do gênero.
O filme conta a história de uma expedição a Lua, logo após a sua aprovação em um congresso científico. Um míssil tripulado por franceses, entre eles o capitão e diretor do filme, é lançado e aterrissa no olho direito da Lua, representada por um ser antropomórfico. Começa então a aventura para retornar a terra, logo após a descoberta de seres hostis na Lua.
Apesar de surreal, o filme Viagem à Lua tem o seu lugar na história do cinema mundial, devido o seu pioneirismo no gênero de ficção científica e sua imaginação, criatividade, num tempo em que os filmes dos irmãos Lumière (que retratavam a vida cotidiana) era o padrão.
Até a próxima!

Preparem-se para viajar pelo Mundo do Cinema!

Estamos começando esta fascinante Viagem pelo Cinema. Vou postar aqui semanalmente filmes que marcaram o século XX, entraram para a história e claro, aqueles que fizeram sucesso por algum motivo. Para não ficar monótono, vou postar em cada semana um filme ou dois de uma década diferente. De 1900 até os mais recentes. Preparem-se para esta viagem pelo mundo fantástico do Cinema!
Flávio

Como ler os códigos QR-Code?

Pessoal!
Para ler esses códigos estranhos que estarei pondo no meu blog, verifique no site kaywa.com se o seu celular é compatível. Então baixe o programa para seu computador e depois transfira-o para seu celular, usando por exemplo, um cabo USB. Pronto, você conseguirá ler os códigos onde quer que estejam, em revistas, sites...
Boa brincadeira!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Novo Post! - Um pouco da História do Cinema

Pessoal, em breve estarei com um novo post aqui no blog. Vou postar filmes desde o cinema mudo em P&B até os dias atuais. Com a ajuda de uma bibliografia que tenho, escreverei sobre filmes que fizeram história nas telas e até algumas curiosidades sobre atrizes, atores, diretores e etc. Preparem-se para esta viagem desde os primórdios do cinema. Até lá!
Abraços!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Vale a pena ver de novo - Além da Linha Vermelha

Na semana passada assisti muitos filmes da minha coleção pessoal e o filme de guerra Além da Linha Vermelha, do diretor Terrence Malick é um filmaço do gênero. Fazia tempo que não assistia a um filme sobre a segunda guerra mundial tão forte e que faz refletir sobre porque os homens se exterminam. O filme de Malick saiu no mesmo ano de O Resgate do Soldado Ryan, mas os dois, que na época do lançamento foram muito elogiados pela crítica e público, são bem diferentes nos seus contextos. Além da Linha Vermelha mescla momentos de ação, em que americanos travam sangrentas batalhas contra os japoneses nas ilhas do pacífico, com momentos de pura reflexão intimista por parte de alguns personagens sobre aquela guerra absurda e a condição em que se encontram. Destaque para o personagem de Jim Caviezel (que fez o Cristo no filme Paixão de Cristo do Mel Gibson) e para Sean Penn.
Bom filme!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O que vem por aí nos cinemas - Alice no País das Maravilhas

Como sou fã dos filmes do Tim Burton (Batman, Edward Mãos de Tesoura, A Noiva Cadáver...) acredito que Alice no País das Maravilhas vai ser bem sucedido nos cinemas. O filme começa dez anos após os acontecimentos narrados no livro. Alice é levada de volta ao País das Maravilhas, que ela visitou há dez anos atrás e havia esquecido. As imagens têm um visual belíssimo e extravagante, Tim Burton é o diretor, não se esqueçam! Estou postando o primeiro trailer do filme, que está no You Tube.
A estréia está prevista para março de 2010. Acompanhem mais no site do Omelete!

O que estou lendo?

Terminei de ler Gourmet (veja os comentários no post anterior O que estou lendo?) e já começei a ler outra graphic novel, Valsa com Bashir do cineasta israelense Ari Folman. Já comentei em posts passados sobre esta obra e agora vou deliciar-me lendo. Ainda não terminei O Ladrão da Eternidade (irei comentar assim que terminar de ler).
Boa leitura!

Vale a pena ver de novo - Tubarão

Assisti ontem, tirado do meu arquivo pessoal, este clássico do cinema. Tubarão (Jaws, 1975) de Steven Spielberg. Não tem como não ficar tenso e torcer para as pessoas saírem do mar, quando a trilha sonora do mestre John Williams toca ao fundo. O filme foi nos anos 70 e vai continuar sendo um clássico do suspense, em que um animal é a causa de todo o medo. As continuações são cópias esdrúxulas desse filme. Um filmaço! Recomendo para todos que gostam de cinema.
Bom filme!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O que estou lendo?

Peguei hoje minha graphic novel (mangá no Japão) Gourmet de Jiro Taniguchi e comecei a ler. Bem conceituada pelos críticos internacionais, é uma viagem ao mundo gastronômico japonês, cujos diferentes pratos típicos despertam diferentes memórias ao protagonista principal. Deve ser bem interessante. Vem com um glossário da culinária japonesa.
Outra HQ que comecei a ler foi O Ladrão da Eternidade de Clive Barker. É uma história de um dos mestres do horror e da fantasia. Um garoto entediado da vida que leva (casa e escola e vice-versa) recebe a visita numa noite de um enviado do Sr. Hood, dono de uma "casa de férias", que atrai crianças e promete felicidades e milagres, onde a infância é vivida plenamente...Mas tudo tem seu preço!
Assim que terminar, dou minha opinião aqui nos comentários.
Boa leitura!